Isabel Cristina

Sunday, October 22, 2006

Semana 4/ ECS 5 - Weber

Weber fundou a vertente da sociologia compreensiva. Sua ambição era entender a ação social, ou seja, entender os motivos, os valores e as razões que levam os homens a agirem de determinada forma. Ele classifica a dominação sob três pontos, e aplica esses modelos à história, verificando sua aplicabilidade. Segundo Weber o poder é o fundamento de todas as relações sociais. Dominação = poder + consenso.
A dominação contemporânea é a dominação legal, na qual o direito é o fator de legitimidade, que garante a obediência às normas. Obedece-se a pessoa pela regra estabelelecida.Envolve uma relação de quem manda e de quem deve obedecer, e este mando relaciona-se a quem está no poder no momento. "Há uma hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores".
Na dominação legal, só existe a forma burocrática. " A burocracia é a forma mais adequada de se racionalizar o Estado".
A dominação carismática é a dominação pelo carisma, pelas virtudes mágicas de líder, irracional e sem explicações, efêmera. A pessoa é escolhida segundo seu carisma e vocação pessoal e não devido a qualificação pessoal.
Na dominação tradicional apontada por Weber é uma dominação pelo hábito, pelo costume, pela cultura e pela antigüidade de certas atitudes. É uma dominação patriarcal, onde temos o senhor, que ordena, e o súdito que obedece. O senhor é obedecido em virtude de sua tradição. Esta dominação tem a ver de uma certa maneira com o relacionamento familiar, relação entre pais e filhos. Nesta forma de dominação existe o sultanismo, o patriarcalismo, o feudalismo e o patrimonialismo.
Finalizando, percebemos que estas formas de dominação são encontradas nos dias de hoje, pois no meio político, o candidato usa seu carisma para conquistar o povo. Nos locais de trabalho percebemos uma inclinação maior para a dominação legal, mas não podemos descartar que nesses locais também predomina a carismática. E a tradicional com a qual já mencionamos dentro da família. Estas dominações fazem a humanidade andar, pois como mencionei no início, o poder está relacionado as relações pessoais
http://www.manaus.br/direitouea/downloads/gilsongil/MAX_WEBERdireito2.ppt#256,1,MAX

3 Comments:

Post a Comment

<< Home