Isabel Cristina

Saturday, November 04, 2006

ESC - 7 Marx e Engels


Karl Mark, nasceu em 5 de maio de 1818 em Tréveris e morreu em 14 de março de 1883 em Londres. Nasceu numa família judaica, mas se converteram ao cristianismo. Sobre a influência do pai realizou seus estudos básicos em Tréveris, seguindo para Bonn, para estudar direito. Seu pai o transferiu para Berlim. Um intelectual alemão, considerado um dos fundadores da Sociologia. Teve participação como revolucionário no Movimento Operário. Prosseguia numa incansável pesquisa em Filosofia e Economia Política, debatendo suas teses com outros filósofos. Se dedicou ao jornalismo sendo redator da "Gazeta Renana", logo promovido a redator-chefe. Com o fechamento do jornal Marx emigra para a França onde se casou.Marx defendia a teoria da exploração da força de trabalho pelo produtor capitalista, e que um dia haverá de levar a Revolução Social.



Friedrich Engels,nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 05 de agosto de 1895. Filho de um industrial muito religioso, rico e conservador. Foi criado em um ambiente do protestantismo alemão. Quando estudante se impressiona com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas, adere as idéias de esquerda de Marx. Com 16 anos por imposição de seu pai abandona os estudos e começa a trabalhar num dos seus escritórios, começando a escrever em jornais, entrando em contato com grupos políticos de jovens preocupados com as questões sociais. Em 1841 muda-se para Berlim, onde inicia suas idéias comunistas. Engels foi o primeiro a declarar que o proletariado não é só uma classe que sofre mas que a miserável situação econômica em que se encontra, empurra-o para a frente e obriga-o a lutar pela sua emancipação definitiva. Engels foi o mais notável sábio e mestre do proletariado contemporâneo em todo o mundo civilizado. Desempenhou seu papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. A atitude de Engels face aos operários é de solidariedade e de indignação perante o seu sofrimento.

Os dois eram filhos de famílias alemãs abastadas e não revolucionárias. Empenharam-se na luta da classe operária contra a burguesia. Fundaram o chamado socialismo científico ou marxismo. Foram os primeiros a demostrar que a classe operária e as suas reivindicações são um produto necessário do regime econômico atual.Em suas obras colocam que o socialismo não é uma invenção de sonhadores, mas o objetivo final é o resultado necessário do desenvolvimento das forças produtivas da sociedade atual. A revolução de 1848, na França, permitiu que Marx e Engels regressassem à sua Pátria, na Prússia Renana, tomaram direção da Nova Gazeta Renana, jornal democrático. Os dois amigos eram a alma de todas as tendências revolucionárias da Prússia. Defenderam até o fim os interesses do povo. Após a morte de Marx, Engels começou a completar e divulgar o trabalho do amigo pelo mundo. Seu carinho por Marx, enquanto este viveu e sua veneração foram ilimitados.

Engels, juntamente com Marx escreveram diversas obras, dentre elas " O Manifesto Comunista". Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os volumes II e III de " O capital", principal obra de seu amigo e colaborador.

Seguindo o pensamento: os filósofos haviam, de várias maneiras, interpretado o mundo,"cabe agora transformá-lo", apresentaram um ideal de que tudo está em constante mudança. O que movimenta este processo é o conflito, este capaz de promover a verdadeira superação do homem e recuperar o desenvolvimento intelectual , social, econômico, político... E esta transformação depende da percepção por parte do sujeito, da sua real posição na sociedade, de sua história, de sua relação com o trabalho, com o que produz e ainda da sua consciência em relação a questão envolvendo o dominante e o dominado. Com certeza a reinvindicação do direito de sair da situação alienante em que se encontrava o homem. A dialética é uma importante ferramenta, onde o sujeito articula o seu pensamento, socializando-o e possibilitanto a troca. E seguindo estas idéias a educação participa deste processo de revolução, assim como pode ser usada para a manutenção da relação dominante. Importante perceber que o momento histórico ao qual realizam os estudos e construiram sua teoria, estava marcado pelo crescente enriquecimento da "burguesia" e o empobrecimento da massa de trabalhadores, o "proleteriado".Esta realidade, compartilhada por Marx e Engels construíram e embasaram tais conceituações. Muitos foram aqueles que se opuseram a tais idéias e por isso foram exilados. Para Marx e Engels, as leis do pensamento correspondem as leis da realidade, o determinismo econômico dita as regras sociais, as divisões de classes, as relações de poderes. Para Marx o homem se constrói pela essência, produto do meio em que vive.

A história da humanidade é constituída de uma permanente luta de classes, o COMUNISMO seria o estágio mais avançado, mais desenvolvido da sociedade. Marx sonhava em inverter a pirâmide social, colocando no poder o proletariado, esta como única forma capaz de destruir a sociedade CAPITALISTA e construir um ideal SOCIALISTA.

Pensando nas questões sociais e da funcionalidade da escola, segundo Marx e Engels, o combate a alienação, a desumanização é uma das funções primordiais deste espaço. A mesma deve ser gratuita, mas desvinculada às políticas do Estado. Deveria ser intelectual, física, tecnica é múltipla.

www.culturabrasil.org/marx.htm
www.pt.wikipedia.org/wiki/karlmarx
www.pt.wikipedia.org/wiki/friedrichengels

www.vermelho.org.br/obras/manifestocomunista.asp

Revista Nova Escola - Grandes Pensadores. Fundação Victor Civita. Editora Abril

0 Comments:

Post a Comment

<< Home