Isabel Cristina

Wednesday, November 15, 2006

ESC 9 TEXTO INICIAL

Lendo os capítulos sugeridos sobre Marx e Engels percebe-se que a partir de uma ánalise da sociedade na época do capitalismo, onde o importante era ter individuos capazes de produzir, ou seja mão-de-obra,é possivel retirar idéias sobre educação e ensino.
Essas opiniões surgiram a partir de críticas ao capitalismo, onde ambos lutavam por uma sociedade sem classes, uma sociedade na qual todos os cidadãos sejam realmente iguais e "as relações de dominação brilhem por sua ausência".
A falta de atenção a educação, principalmente nos primeiros anos do capitalismo, unidas as condições de trabalho da população em geral, inclusive o trabalho infantil e feminino, colocaram a educação em primeiro plano.
Marx e Engels acreditavam que a libertação dos oprimidos se daria quando eles tomassem consciência, e esta só seria alcançada com a educação, a ciência e a extensão do conhecimento e o desenvolvimento da razão, pode conseguir tal êxito.
O tema sob o qual Marx e Engels se articulam é a divisão do trabalho.Estabelecem uma divisão igualmente radical entre os tipos de atividades e os tipos de aprendizagem, prolongando-a em uma divisão social e técnica, que interfere no desenvolvimento do indivíduo e constitui o ponto chave dessa trama, em que se produz a exploração dos trabalhadores.
A ciência e os conhecimentos passam a ser propriedade de quem tem o capital e o trabalhador se encontra enfrentando-os. O trabalhador fica limitado e reprimido diante da exploração e com isso, fica impossíbilitado de desenvolver sua criatividade.
A partir da mudança do quadro econômico,onde a estrutura agrária se reduz, a sociedade se modifica, adquirindo mais cultura, o sistema escolar se estende, institucionalizando e aprofundando-o. Marx e Engels preocuparam-se em criticar a atual instituição escolar e mudá-la.
Portanto,um individuo só poderia assumir um posto se tiver qualificação e isto só seria possível através da educação. Cabe a nós professores ensinar e aprender sempre com nossos alunos, procurando uma especialização, uma atualização para que despertamos nos nossos alunos a consciência que Marx e Engels almejavam.

1 Comments:

Post a Comment

<< Home